Maria José Nepomuceno
Direcção Técnica
Maria Nepomuceno começou por ser Educadora de Infância e licenciou-se em Psicologia Clínica pelo ISPA. É Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Em 2006 fez formação como Psicoterapeuta na Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves desenvolvendo desde então clínica privada. Concluiu a componente curricular do Mestrado em Filosofia na especialidade de Ética, Cidadania e Género pela Universidade de Évora. Desenvolveu experiência profissional na área da reabilitação e inserção de pessoas com deficiência intelectual na Cercidiana, em Évora. Formadora certificada, foi membro da Direção da Fenacerci, Federação das Cooperativas de Solidariedade Social e dirigente de organizações não-governamentais.
Jéssica Nunes
Direcção Operacional
Jéssica Nunes é Psicomotricista na Casa de Alba. Licenciada em Reabilitação Psicomotora pela Universidade de Évora. Realizou estágio curricular (2014) no Instituto do Conhecimento Relacional e da Psicomotricidade (INCORP) onde acompanhou crianças com perturbações na área da saúde mental e as suas famílias e no Centro de Reformados, Idosos e Pensionistas de S. Sebastião (Setúbal), no âmbito preventivo e reabilitativo. Desempenhou funções de monitora na Unidade de Vida Protegida da Associação de Reabilitação e Integração Ajuda e na Casa de Saúde do Telhal (intervenção transdisciplinar em reabilitação psicossocial).
Participou no European Forum of Psychomotricity que decorreu na Holanda (2013). Lecionou aulas no âmbito da Licenciatura em Reabilitação Psicomotora a convite da Universidade de Évora nas unidades curriculares de Psicopatologia e Expressão Psicomotora e Psicologia da Saúde. Apresentou nos seminários da Casa de Alba “Do corpo vivido ao corpo representado”. Frequenta o Mestrado em Psicomotricidade Relacional na Universidade de Évora, estando a desenvolver a dissertação de mestrado “Impacto de um programa de relaxação em saúde mental de adultos em contexto de comunidade terapêutica”.
Cátia Ribeiro Alves
Psicoterapeuta
Licenciada (pré-Bolonha) em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, pela Universidade de Évora. Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, reconhecida como especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicoterapia. Membro efectivo especialista em psicoterapia psicodinâmica da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica. Formadora certificada. Com experiência profissional em contextos diversos, foi colaboradora do projecto NOP “Novas Oportunidades Parentais”, promovido pela “Questão de Equilíbrio” e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian ao abrigo do Programa Crianças e Jovens em Risco. Colaborou como psicóloga de um Lar de Infância e Juventude e ainda num Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental. Exerceu também funções de psicologia numa Comunidade Terapêutica para Toxicodependentes em Castro Verde e em diferentes estabelecimentos prisionais no Centro e Sul do País. No campo da investigação, colaborou no Estudo Nacional Sobre “Saúde e Bem-Estar Psicológico” realizado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e Universidade Católica Portuguesa, sob a coordenação da Organização Mundial de Saúde e da Universidade de Harvard. Recentemente tem feito formação em Open Dialogue e Práticas Dialógicas em colaboração com a APOD Academy de Londres e com supervisão pelo Institute of Dialogical Practice de Nova Iorque. Colaborou no primeiro projecto piloto em Open Dialogue em Portugal e nos projectos comunitários da Fundação Romão de Sousa geridos pelo Portugal Inovação Social e Cidadãos Activ@s.
Cláudia Pedro
Psicóloga Clínica
Cláudia Pedro é Psicóloga Clínica na Casa de Alba. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade de Évora. Desenvolveu a dissertação de mestrado “Como lidam as pessoas com as crises de saúde? Uma análise das manifestações de coping secundário no twitter, durante uma crise”, estando no momento a escrever um artigo neste âmbito para ser publicado em revistas científicas da área. Realizou o estágio curricular no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental (DPSM) do Hospital do Espírito Santo em Évora onde desenvolveu várias atividades como, acompanhamentos psicológicos, avaliações psicológicas, participação na Unidade de Psicologia da Infância e Adolescência com a realização de acolhimentos, reuniões de equipa no internamento em Psiquiatria com o objetivo de reportar os casos que precisariam de ter continuidade de acompanhamento em ambulatório. No decorrer do estágio começou a utilizar o programa IPPS (Individualited Patient Progress System) apresentando-o à equipa, resultando no interesse de utilização de alguns membros passando assim o DPSM a colaborar com a Universidade de Évora na recolha de dados através destas “Medidas Personalizadas de Monitorização dos Ganhos Terapêuticos”, título da apresentação. Participou recentemente na formação “Saúde Mental – implementação de respostas na comunidade” no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa – Pólo Júlio de Matos.
Diogo Janeiro
Assistente Social
Diogo Janeiro é Assistente Social da Casa de Alba. Licenciado em Investigação Social Aplicada e Pós-Graduado em Segurança e Higiene e Saúde no Trabalho.
Exerceu funções na Cercimb (Cooperativa dos Cidadãos Inadaptados da Moita e do Barreiro), como Técnico Superior de Serviço Social, tendo trabalhado com deficientes e jovens em risco.
Exerceu funções na Câmara Municipal de Monforte, como Técnico Superior de Sociologia, tendo sido responsável por um Projeto Transnacional Equal, que procurava ajudar os mais desfavorecidos, procurando integrá-los no mercado de trabalho e/ou na criação do auto-emprego.
Exerceu funções de Formador externo para várias empresas, quer públicas quer privadas, tendo contactado com diversos públicos alvo.
Exerceu funções de Técnico de RVCC do CNO, tendo acompanhado processos de equivalência ao ensino Básico e Secundário.
Exerceu funções novamente na Câmara Municipal de Monforte, onde colaborou no Programa Comunitário de Entrega de Géneros Alimentares a Carenciados (PCAAC), Cartão Municipal do Idoso.
Foi colaborador da Câmara Municipal de Sousel, onde exerceu funções no Gabinete de Ação Social, participando nos vários projetos implementados. (Universidade Sénior, Loja Social, Oficina da Memória, Movimento Gente Grande em Grande), atualização do Diagnóstico Social, entre outros projetos.
Foi colaborador na equipa Técnica do Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Évora, tendo participado nas várias respostas promovidas pela instituição, tais como: Serviço de Teleassistência, Serviço de Apoio Domiciliário, Atendimento e Acompanhamento Social, Entrega de Géneros Alimentares, Refeitório Social.
Bruna Araújo
Psicóloga
Bruna Araújo é psicóloga júnior na Casa de Alba. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Portucalense Infante D. Henriques (UPT). Realizou o seu estágio curricular numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) onde desenvolveu atividades como avaliação psicológica, planos de intervenção, orientação vocacional, elaboração de relatórios psicológicos, atividades de estimulação cognitiva, elaboração e implementação de programas grupais e ações de sensibilização a familiares/representantes legais, aos agentes educativos e a jovens. Colaborou em projetos com jovens e com os seus familiares/representantes legais em situações de crise e/ou de risco, com o objetivo da diminuição da discriminação social e da reinserção social. Realizou formação em Primeiros Socorros Psicológicos, Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências e em Modelos Familiares.
Sofia Graça
Diplomada em Psicologia
Sofia Graça é Diplomada em Psicologia. Licenciada em Psicologia pela Universidade de Évora e a desenvolver Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de Évora intitulada “Projeto de Intervenção Comunitária Open Dialogue no Norte Alentejano – Um estudo sobre a sua Implementação”. Realizou o estágio curricular, tendo permanecido na Casa de Alba, após o seu término em 2020. Realizou grupos terapêuticos como o Grupo de Mentalização (MBT-i), Grupo de Música e Leitura e Escrita Criativa, Terapia de Grupo e Multifamiliar e Grupo de Planos Terapêuticos. Participou em Reuniões com Equipa de Proximidade envolvendo a Rede Social e desempenhou funções como Técnica de Referência. Membro do Grupo de Investigação, tendo como funções a organização do Congresso Internacional em Saúde Mental, elaboração de artigos científicos no âmbito da abordagem Open Dialogue, validação do instrumento ReQol para a população portuguesa e monitorização da investigação que envolve a Casa de Alba. Formação em Open Dialogue e Práticas Dialógicas (1º ano).
Ana Sevinate
Psicóloga
Ana Sevinate formou-se em psicologia clínica pelo ISPA-IU. É pós-graduada em Psicossíntese pelo Psychosynthesis & Education Trust, University of East London e em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos e da British Association for Counsellors & Psychotherapists. Atualmente encontra-se em formação pela Poeisis Analítica, Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família. Mantém a sua clínica privada desde 2013, trabalhando inclusivamente com a comunidade estrangeira residente em Portugal. Tem desenvolvido a sua formação contínua nas áreas do luto, transições de vida/saúde mental e ecopsicologia. Simultaneamente, tem experiência profissional na área dos Cuidados Paliativos: Unidade de Cuidados Paliativos da Clínica São João de Deus em Lisboa e Equipa de Apoio Psicossocial da Santa Casa da Misericórdia do Porto (Projeto Humaniza da Fundação La Caixa). Colabora com a Associação Compassio (Porto), através da qual facilita grupos comunitários de apoio no luto e, mais recentemente, com a Associação Borba Contigo Cidade Compassiva.
Mariana Santos
Assistente Social
Mariana Santos é Assistente Social da Casa de Alba. Licenciada em Serviço Social e Pós-Graduada em Direção de Organizações e Intervenção Social, ambos pelo Politécnico de Leiria. Iniciou o seu percurso profissional na Delegação de Leiria da Cruz Vermelha Portuguesa, tendo lá iniciado o seu estágio curricular. Trabalhou com idosos, sem abrigos, famílias e população desfavorecida. Participou em várias respostas asseguradas pela entidade, nomeadamente, visitas domiciliárias, atendimento e acompanhamento social, transporte de vítimas de violência doméstica, participação na Loja Social e entrega de cabazes alimentares. . Exerceu funções na Casa de Acolhimento Residencial Especializada (CARE) – Porta Mágica, tendo prestado apoio no acolhimento de crianças e jovens em risco, na gestão emocional em situações de crise, na organização e contacto com os projetos individuais de vida de cada jovem e na promoção da sua autonomia. Neste momento, encontra-se a iniciar Mestrado na mesma área da Pós-Graduação anteriormente realizada, em Direção de Organizações e Intervenção Social.
António Paiva
Médico Psiquiatra
Director Clínico do Departamento de Psiquiatria do Hospital do Barreiro.
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicanálise
Raquel Pedrosa
Médica Psiquiatra
Licenciatura em Medicina, 2006, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
Em 2008 realizou a Pós-Graduação em Competências de Comunicação Clínica, pela FMUP.
Tendo sido convidada a integrar a equipa docente da Unidade de Psicologia Médica do Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental da FMUP, colaborando no ensino pré e pós-graduado desde 2009.
Realizou o internato de formação específica em Psiquiatria no Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ), e em 2013 obteve grau de especialista em Psiquiatria.
Mantem atividade clínica no CHUSJ, integrada na Unidade de Psiquiatria Comunitária, vocacionada para o tratamento de doenças mentais graves.
Tem desenvolvido e implementado o Programa de Intervenção em Perturbações borderline da personalidade no CHUSJ. Nesse contexto realizou as seguintes formações: Mentalization-Based Treatment: Basic Training, Anna Freud Centre; Workshop em Terapia Metacognitiva Interpessoal nas Perturbações da Personalidade; Basics and Principles of DBT-PTSD – an evidence based treatment for complex PTSD after childhood sexual abuse workshop. British Isles DBT Training.
Formação como Diretora de Psicodrama, pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama, com experiência na direção de grupos desde 2010. Desde 2019 responsável pelo gabinete de Psicodrama do Serviço de Psiquiatria do CHUSJ.
Pablo Daniel Vidal
Musicoterapeuta
Licenciatura em Musicoterapia,1994, pela Facultad de Medicina del Salvador (USAL) Buenos Aires, Argentina. Atualmente desenvolve projetos de Musicoterapia comunitária em parceria com CLDS 4G Estremoz, e Musicoterapia em pessoas portadoras de deficiências na ASCTE (Azaruja).
Foi o responsável do Projeto Oficinas de expressão e comunicação em Musicoterapia, realizado entre 2010 até 2018 em escolas do concelho de Évora. Participou no projeto Artes a Escola e Portadores de arte em parceria com a CME e Associação cultural Capote.
Criou em 2022 a empresa SOMVIDA Musicoterapia, Serviços de reabilitação e inclusão social, especializados individuais ou em grupo, em áreas clínicas, organizacionais e comunitárias.
Trabalha principalmente com a improvisação musical criativa, criação de canções e métodos ativos de musicoterapia, para gerar experiências musicais positivas.
José Rosinhas
Workshop Artes Plásticas
1993-1998 – Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
2003-2004 – Pós-graduação em Gestão de Património Cultural pela Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa.
Funções que desempenha atualmente: Professor na Sociedade Nacional de Belas Artes | Diretor artístico do projeto “José Rosinhas Art Gallery Wall” | Educador e Mediador de Artes Plásticas na Fundação Romão de Sousa | Curador independente | Artista Plástico.
Desde 1998 que colabora com a Fundação de Serralves, concebendo e orientando diversas actividades ligadas às artes plásticas, destacando-se a colaboração com o Professor Fernando Pernes, Assessor Cultural da Fundação. Desde 2005 que comissaria e orienta várias viagens de Turismo Cultural da Fundação de Serralves.
Ao longo de vinte e seis anos tem vindo a desenvolver diversas actividades como formador, artista plástico, curador, professor e programador cultural em várias instituições culturais.
Como Artista Plástico participou em várias exposições colectivas e individuais, e está representado em colecções nacionais e internacionais.