João G. Pereira
Director I&D
João G. Pereira é Psicólogo e Psicoterapeuta. Doutorado em Psicologia do Aconselhamento e Psicoterapia pela Universidade de Middlesex e Metanoia Institute em Londres. Membro efetivo com grau de especialista e especialidade avançada da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Com formação de base em psicologia forense, enveredou posteriormente pela psicologia clínica e do aconselhamento. Fez formação pós-graduada em modelos de psicoterapia cognitiva e construtivista no Instituto Mensalus de Barcelona e, mais tarde, formou-se como psicoterapeuta no Reino Unido onde trabalhou vários anos.
Com vasta experiência na área da toxicodependência, trabalhou com jovens e crianças em risco em organizações não-governamentais em Cambridge e em Norwich, e com adultos em tratamento de substituição em clínicas estatais Londrinas. De 2007 a 2013 ganhou experiência no Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS) onde desenvolveu o seu projeto de doutoramento em Mentalization Based Treatment.
Trabalhou com perturbações de saúde mental graves em equipas multi-disciplinares e foi nesta fase que fez formação especializada no Anna Freud Centre e University College London. É psicoterapeuta acreditado pelo United Kingdom Council for Psychotherapy (UKCP), membro “Chartered” da Sociedade Britânica de Psicologia (BPS), acreditado pelo British Psychoanalytic Council como Terapeuta MBT e titular do Certificado Europeu de Psicoterapia da European Association for Psychotherapy (EAP). Foi, durante dois anos, professor auxiliar convidado na Universidade de Évora, tendo também leccionado na University of East London (UEL), Middlesex University e no Metanoia Institute em Londres com quem ainda colabora como supervisor e professor em cursos de Doutoramento e Mestrado.
Em Portugal, colaborou como Investigador Pós-Doc no Instituto de Filosofia (IFILNOVA) da Universidade Nova de Lisboa e em vários projetos com ligação à Saúde Mental. É formador no curso de formação teórico-técnico da Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo e Membro do Grupo IPHA (International Practice Based Research Network for Personalizing Health Assessment). Fundou o modelo de Comunidades Terapêuticas Democráticas em Portugal com o projecto “Casa de Alba” e é actualmente o Presidente do INDTC-RP, International Network of Democratic Therepeutic Communities and Relational Practice. Introduziu o sistema Open Dialogue em Portugal com o primeiro projecto piloto financiado pela Direcção Geral de Saúde e o primeiro curso de formação. O seu trabalho foi alvo de publicações em jornais e revistas científicos e apresentado em conferências nacionais e internacionais. É co-editor e autor do livro “Schizophrenia and Common Sense” publicado pela Springer-Nature e do livro “The Neurobiology-Psychotherapy-Pharmacology Intervention Triangle” publicado pela Vernon Press. Em 2024 publicou o livro “Psiquiatria Lenta” com a editora Taiga.
Mantém consultório privado desde o ano 2006.
Tatiana Gil Ferreira
Psicóloga Clínica / Psicoterapeuta no Consultório de Lisboa
Tatiana Gil Ferreira é Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta na Casa de Alba. Mestre em Psicologia Clínica, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) em Lisboa. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Membro em formação de especialidade em Psicoterapia Fenomenológico-Existencial na Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial (SPPE). Realizou Curso Extracurricular em Neuropsicologia Clínica (ISPA) e desenvolveu investimento formativo em Psicoterapia, Psicanálise, Psicossomática, Doença Mental e Comportamentos de Risco. Experiência profissional no âmbito da toxicodependência (ambulatório; comunidade terapêutica – Lisboa). Desenvolveu trabalho clínico em instituições educativas e colaborou com Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ). Executou prática clínica, em conjunto com uma Clínica Privada, num bairro social em Lisboa. Exerceu funções enquanto psicóloga clinica numa Fundação, inserida num bairro social em Cascais. Também desenvolveu trabalho em Psicologia Comunitária, Intervenção na Crise e colaborou em projetos de Desenvolvimento de Competências Parentais e de Competências Relacionais/Sociais. Exerceu prática clínica em contexto privado. No âmbito de investigação colaborou num estudo em Psicoterapia Breve realizado pelo Núcleo de Investigação em Psicologia Clínica e Psicoterapia – ISPA, Fundação Jerónimo Usera (AJU) e Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial (SPPE).